quinta-feira, agosto 28, 2008

Seqüência de entrevistas para esclarecimento da população sobre a Questão Sloborskaia: Felipe Aron

Espaço Pasárgada: Sloborskaia foi extinta? Se sim ou não, existem provas?

Felipe Aron: Nas relações humanas e sociais, existe extinção? Em 1945 poder-se-ia dizer que a Croácia já estava extinta? Hoje o Tibet está extinto? Quando da unificação entre Portugal e Espanha no século XVI, Portugal se extinguiu? Na década de 30, após ser anexada pela Alemanha, a Austria se extinguiu? Não existe extinção permanente sem a morte física de todos os antigos cidadãos e do grupo influenciado culturalmente pela nação em questão.

Sloborskaia se inativou em 2006, mas seus velhos cidadãos estão vivos e, sendo que eles são pasárgados, estão eles hoje interessados em recender Sloborskaia. Se a nação cenitense, o principado efatense e os icarianos podem se ver representados por seu cantão, o sentimento nacional sloborskaio vivo em muitos pasárgados pode se ver representado cantonalmente também!

Espaço Pasárgada: Porque usar ou não a lista antiga?

Felipe Aron: Se no micronacionalismo a lista é como se fosse um "território", queremos utilizar o mesmo espaço que presenciou todas as sagas da história de Slok. Sem este espaço, perderíamos nossa identidade. Os três anos de atividade (2003/06) seriam igual a nada e tudo seria resetado.

Espaço Pasárgada: Qual seria a diferença, na prática, de se usar ou não essa lista? E perante a lei?

Felipe Aron: A lei não proibe. Os cantões podem se organizar com listas e sites da maneira como entenderem. Antes Cenit usava uma lista do Google Grupos, assim como durante o período cantonal, a lista usada por Slok não tinha o prefixo "pas-" e foi decidido no parlamento e pelo conselho de togados que não há necessidade disso ainda em 2004.

Espaço Pasárgada: Inverness apoia que forma de mudança?

Felipe Aron: Sim. Apenas Yuri Ghenov é contra. Na verdade, tudo o que nosso amigo russo diz é pretexto. Ele está puto da vida porque em 2005, Leo Fernandes e Juliana Bendetti declararam ele como o primeiro e único "persona non grata" da história de Sloborskaia. Ele quer dar uma de "racional", mas no fundo, deve sentir uma forte mágoa disso. Mas, quem manda ser tão chato?

Espaço Pasárgada: Defenda sua linha de raciocínio em poucas linhas.

Felipe Aron: Se não é contra a lei e é a vontade do povo, por que não? Queremos quatro cantões ativos e todo mundo feliz por ser pasárgado, então, não há motivo para ficar desmotivando cidadãos privando eles de participarem de um cantão que tenha a sua identidade.

quarta-feira, agosto 27, 2008

Marisa Kazama se despede do micromundo

Todos ficaram muito tristes com a notícia de que a grande micronacionalista Marisa Kazama sairia de Pasárgada. Mas ao mesmo tempo todos desejara-lhe uma boa sorte nas novas empreitadas dessa grande e querida pessoa. Mesmo oponentes históricos, prestaram suas singelas homenagens a uma das mais importantes figuras da história dessa nação.

O Espaço Pasárgada, também presta as mais sinceras homenagens a essa micronacionalista fantástica que foi Marisa, sempre ativa e carismática. Mas uma coisa é certa, quando ela disse "Creio que não andava mesmo fazendo falta no cotidiano pasárgado" é uma mentira deslavada, pois ela vinha fazendo e fará muita falta, sabemos que assuntos de sua vida macro, acabaram por afastá-la do convívio da Comunidade, mas é a vida.

Uma boa sorte grande amiga, e quem sabe um dia você não nos visite novamente.

Projeto de lei de Viabilização da Economia gera polêmica

Sempre que o assunto Economia ronda o micromundo, a polêmica chega junto, tantos são contra, outros não sabem nem se posicionar, outros querem por que querem tentar. Ao ser anunciado na lista nacional o cidadão Raphael Garcia já emendou "Esse projeto é um tiro no pé", O Primeiro Ministro e Orador por Éfaté, Felipe Aron clamou então por criticas construtivas, para auxiliar o projeto, mas Garcia realmente acha que a monetarização é impraticável no micromundo, e teme que algo assim criaria um sistema de classes sociais em Pasárgada.

Quem é a favor costuma a apontar como prós: a geração de atividade, a movimentação do dinheiro, a consequente criação de novos "produtos", maior aproximação ao modelo real de nação. Já quem é contra costuma dizer que isso estragaria o micromundo, que criaria preconceito, que os modelos já feitos tiveram falhas, que não existem "produtos" e nem quantidade de pessoas suficientes para movimentara economia, a criação de dinheiro do nada.

Polêmico ou não, o projeto continua seu caminho, mas e perguntas como: Se eu não participar, serei considerado inativo? Não poderei mais pedir que um cidadão me faça uma página, pois não tenho como pagar? A atividade será medida pela Economia? -continuarão sendo feitas.

segunda-feira, agosto 25, 2008

André Cyranka se manifesta sobre Sloborskaia

O orador André Cyranka se posicionou ontem sobre a volta de Sloborskaia a Pasárgada na forma de um cantão, apioando o lado favorável a "troca" de Inverrness, mantendo a lista antiga de ex-cantão Sloborskaia

Cyranka alegou que Slok(apelido dado à Sloborskaia) não havia em momento algum sido extinta, como o Chanceler Comunitário alega(sendo que para chancelaria Pasárgada ela se encontra em status de extinta), apenas ficado num estado de "dormência" citando o exemplo de Avalon. Essa informação contradiz também o e-mail previamente mandado pelo orador Felipe Aron, no qual ele diz ter se reunido com o próprio Cyranka e o Chanceler para concluir que Slok havia sido extinta e agora era propriedade particular dele(triste realidade para uma república socialista).

O orador ainda fez duras críticas à postura do Chanceler Comunitário, alegando que o mesmo anda interferindo em assuntos fora da alçada de seu cargo. O Espaço Pasárgada pretende nessa semana elucidar os fatos, entrevistando cada um de seus interlocutores, para esclarecer de fato o que está acontecendo. As entrevistas serão postadas, assim que forem respondidos

quinta-feira, agosto 21, 2008

Orador envia LBD para apreciação na lista Nacional

Felipe Aron, enviou para a lista nacional o projeto da lei das bases educacionais, citando ser baseada na lei brasileiracomummente conhecida como "Lei Darcy Ribeiro". O orador também salientou "o contexto de reativação da UNICM com o Moodle, pelo fato de que nossa legislação educacional é insuficiente, resolvi criar uma espécie de LDB voltada aos anseios e peculiaridades micronacionais"

Até o fechamento dessa matéria ninguém ainda havia comentado nada sobre o texto, que de acordo com o orador será enviado para o Parlamento na próxima sessão.

Príncipe Regente de Éfaté convoca eleições

Sua Alteza Real Vítor Almeida de Bourg Oldenberg, Principe Regente de Éfaté, convocou no dia de ontem eleições para o preenchimento de duas cadeiras no Câmara dos Democratas, estipulando junto prazos para propaganda, debates, o dia da eleição e também os critérios de desempate, caso necessário.

Todo esse processo se dará antes do inicio com Conselho Federativo, que terá sua sede em Éfaté, e cobertura total do Espaço Pasárgada

Volta de Sloborskaia parece que enfim terá seu desfecho

Após o Primeiro Orador, André Cyranka, anunciar ne lista o recebimento e posterior encaminhamento da propriedade da lista da República Socialista de Sloborskaia , para as mãos de nosso Primeiro Togado, Leonardo Fernandes, para que enfim, as discussões sobre o assunto tomem rumo definitivo no Parlamento Pasárgado.

O primeiro orador também fez questão de mencionar que: "Como é de conhecimento público, o Cantão de Inverness declarou-se favorável à tese de extinção de suas atividades desde que este gesto abra espaço para a Reunificação da República Socialista de Sloborskaia com a Comunidade Livre de Pasárgada, retomando o status quo de 2005 quando era uma Unidade Administrativa Cantonal". Sendo assim vemos que essa é uma ação totalmente democrática e amparada pela grande maioria das pessoas interessadas.

A notícia foi recebida com festa pelo Primeiro Ministro Felipe Aron, que fez questão de lembrar "Em especial, a volta de Slok será boa porque era um espaço de formação de bons micronacionalistas. Não é por acaso que hoje, chefe do executivo (Primeiro-Ministro), o chefe do legislativo (Primeiro-Orador) e o chefe do judiciário (Primeiro-Togado) foram sloborskaios".

quarta-feira, agosto 20, 2008

Chancelaria confirma missão Diplomática vinda de Reunião

O Chanceler Comunitário, Yuri Ghenov, cofirmou no inicio do dia de hoje, a vinda de uma comitiva reuniã, iniciando-se nesse mesmo dia, e com previsão de 15 dias, de duração. A comitiva é composta por 5 pessoas: D. Ruy Hallack, o Chanceler Imperial; D. Flávio Wernik; D. Valadir Aerwyld, Preimer; D. Wallace Rangel e finalizando D. Brunno Barbosa.

Os principais objetivos dessa missão seriam: "reafirmar e incrementar a relação do Sacro Império de Reunião com a Comunidade Livre de Pasárgada. Para Reunião, trata-se de uma missão de importância estratégica, e pretendem manter Pasárgada cada vez mais firme como aliada reuniã, demonstrando como eles valorizam a Comunidade Livre, aumentando as afinidades" como disse o Chanceler em sua missiva à Comunidade.

Yuri ainda disse que durante a estadia dessa comitiva, alguns tratados que visem a aproximação das nações deverão ser propostos .

segunda-feira, agosto 18, 2008

Governo sugere pauta para Conselho Federativo

O Governo Nacional, representado pela figura do primeiro ministro, Felipe Aron, sugeriu as seguintes pautas para debate no Conselho Federativo, que acontecerá em meados de Setembro no cantão de Éfaté. Foram as sugestões:

1 - O que o poder cantonal pode e faz pela integração cantonal do postulante.

2 - Como poderá funcionar a economia em cada cantão. (com a participação do MECON)

3 - Competições esportivas em esfera cantonal e inter-cantonal. (com a participação do MESP)

As espectativas para o Conselho são grandes, tanto que representantes dos cantões de Cenit e Icária já manifestaram, apoio e confirmaram presença no evento.

Primeiro Togado extingüe definitivamente CMP

Após o Primeiro Ministro e orador Felipe Aron, ter feito petição na lista nacional pela extinção da agremiação política Casa Mundo Pasárgado(CMP), alegando que a mesma se encontrava em um estado de ilegalidade por não apresentar em seu quadro ao menos 5 membros, o que fere o Artigo 3º da Constituição; o Primeiro Togado, Leonardo Fernandes, depois de analisado o caso, conferiu veracidade aos argumentos apresentados pelo orador, e procedeu a extinção.

A confirmação da extinção alegrou muito o orador, que mandou um discurso onde dizia: " Aqueles que um dia surgiram em nosso país, em meados de 2003, no auge da atividade e boicotaram sistematicamente toda forma de governo que não fosse chefiada por eles, até se tornarem hegemônicos e posteriormente a totalidade da força política, quando conseguiram o que queriam, corroeram a nação por não terem compromisso com a execução de seus projetos demagógicos - demagógicos porque sempre falaram e nunca tiraram do papel!"

sexta-feira, agosto 15, 2008

Novo Diretor da Agência de Notícias é nomeado

O atual ministro das Comunicações. Exmo. Senhor Anderson Greghi, exonerou ,por meio da Instrução 22/2008, o cidadão Daniel Lunardi do cargo de Diretor da Agência de Notícias, agradecendo o mesmo pelos serviços prestados, nomeando em seguida o cidadão Guilherme Sansoni para o referido cargo.

Lista de Éfaté é aberta ao público

Sua Alteza Real Vitor Almeida Bourg, o Príncipe de Éfaté, declarou ontem, por meio do Decreto Real 01/2008, aberta a Lista Oficial do Cantão de Éfaté no Yahoo!Groups, para quem se interessar em saber o que lá ocorre, lembrando que tal ação foi tomada após consulta popular, tendo vencido por esmagadora vantagem à não-abertura, mostrando a todos o quanto, mesmo um cantão monárquico, pode ser democrático.

Definição do Conselho Federativo

Ecaminhado no Ofício 01/2008, a solicitação por parte do Governo Comunitário, na figura de seu maior representante o Exmo. Senhor Pimeiro Ministro Felipe Aron; para o governante do Cantão de Éfaté, Sua Alteza Real, o Principe do cantão, Vitor Almeida Bourg; para que o mesmo reservasse o periodo de 1(uma) semana, para a realização do Conselho Federativo.
"Trata-se de uma grande oportunidade para consolidar o retorno triunfal do Principado sob a condução do legítimo Principe e fundador de Éfaté". frisou o Primeiro Ministro que também salientou, falando do último conselho: "(...)com transparência, adaptou seus trabalhos aos anseios dos governos cantonais amparados em um comum anseio pela inovação tecnológica que reconduziu nossa sociedade à posição de vanguarda do micronacionalismo lusófono e ao cidadão pasárgado o privilégio de ser pasárgado, posição esta consagrada pela primeira vez quando da extirpação dos virtualismos, tema do feriado vindouro de 11 de agosto que permitiu ao NOSSO PAÍS a maturidade de viver oito anos de micronacionalismo democrático(...)".
O príncipe de Éfate não tardou a responder entusiasmado a solicitação, já estabelecendo como data a semana de 8 a 14 de Setembro do ano vigente, se colocando à disposição para debater a pauta do evento.

sábado, agosto 02, 2008

Líder da resistência democrática retorna ao país

Leonardo Antonini solicitou postulância em Pasárgada. Ele que, juntamente com Felipe Gelme e Anderson Greghi, enfrentaram de frente o golpe de Rafael Figueira, havia saído da nação ainda em 2007.

Seu retorno coincide com a proximidade do aniversário do golpe, ocorrido em 7 de agosto de 2007, em uma série de mensagens de Rafael Figueira.

Fábio Racoski sugere nova bandeira para Icária


Fábio Racoski propos que a "homem vitruviano" da bandeira icariana fosse substituido por um javali, que é o animal símbolo do cantão. Sua proposta foi recebida com simpatia, mas ainda não se sabe se será adotada oficialmente. Ao mesmo tempo, Éfaté também discute modificar sua bandeira. O Príncipe de Port-Vila, Felipe Aron alega que a bandeira é feia e não combina com a monarquia, o que Guilherme Sansoni e Gustavo Otto concordaram e provavelmente irão propor uma nova bandeira em breve.