quarta-feira, setembro 24, 2008

Yuri Ghenov: renúncia, brigas e processo por rebelião

O notícia do mês de Pasárgada, com certeza é a da renúncia de Yuri Ghenov do cargo de Chanceler Comunitário, não pelo simples fato de sua saída, mas por todos os acontecimentos que se sucederam, para que se chegasse ao ponto de Ghenov ser acusado e posteriormente processado por ação terrorista.

A renúncia não foi surpresa pra ninguém, já que a chancelaria vinha sendo alvo de fortes críticas da população em geral, o que foi constatado pela pesquisa feita pelo Espaço Pasárgada, onde a instituição foi avaliada como péssima na atual gestão. "É preciso recordar que somos a micronação lusófona com mais reconhecimentos diplomáticos da história; mais até do que Reunião. Só em 2001 estabelecemos mais de 300 contatos fora da Lusofonia, ingressamos em 6 organizações intermicronacionais, preparamos, propusemos e aprovamos inúmeras resoluções, convenções, tratados e deliberações." desabafou Bruno Cava, depois de já ter lido a lamentação do ex-chanceler Igor Ravasco "A Chancelaria pasárgada não só estava/está praticamente inativa como passou a ser conhecida como pouco séria, o que para mim é um desrespeito à toda a história das relações diplomáticas de nossa Comunidade."

Concidentemente isso veio ocorrer em meio à publicação do resultado do plebiscito de Sloborskaia, onde foi decidido pela inclusão da ex-república, no lugar do cantão de Inverness, e Ghenov, opositor ferrenho do modo que seria conduzido essa mudança, é inclusive o Administrador Provisório (há mais de 8 meses) do cantão. Em meio a brigas e discussões na lista Ghenov informou que Invernaess não mais existia e que já havia providenciado a sua transformação em museu. Sobre esse assim o Primeiro Ministro disse ao Espaço Pasárgada "O Governo contornará essa crise e mostraremos que o nosso país é maior do que as ambições de um pequeno tirano."

Esse ato de Ghenov incitou o Ministério da Defesa a instaurar o Alerta Preto, a ameaça de Golpe de Estado, o maior nivel de segurança possivel, onde pede que todos os cidadão se defendam como puderem também foi dito que a "razão é que Yuri Ghenov, aproveitando-se da moderação de Inverness, excluiu todos os demais moderadores há alguns dias violando a lei das listas e hoje resolveu por abduzir a lista de Inverness. Ainda não sabemos se ele mudou seu nome e deletou todos os membros ou se deletou a própria lista." disse o Ministro da Defesa Leandro Pereira. Mas ao que se sabe até o momento nenhuma mensagem foi apagada.

O que se seguiu foi a Instauração de um processo pelo jurisconsulto Felipe Sales, com os devidos argumentos, acusando Yuri Ghenov de rebelião. O processo foi analizado pelo Conselho do Togados, que abriu a Ação Penal para o caso e pediu "a imediata retirada da propriedade/moderação de todas as listas públicas da qual o réu detenha a propriedade O Julgamento se seguirá nós proximos 5 dias, quando será apresentada a defesa de Ghenov. Gustavo Otto I pediu para defender o ex-chanceler, mas Felipe sales esclareceu que ele deveria ser jurisconsulto, para almejar a defesa. O Espaço Pasárgada acompanhará o caso, visite nosso blog para se manter atualizado.

Sai o esperado resultado do Plebiscito

O Conselho do Togados, na figura de seu representante Leonardo Fernandes, publicou na última segunda feira dia 21, o resultado do plebiscito sobre a questão do cantão de Sloborskaia. A pergunta foi "Você é favorável à Reunificação da Comunidade Livre de Pasárgada com a República Socialista de Sloborskaia, nos moldes do Tratado celebrado em 17 de Janeiro de 2004, onde Sloborskaia retorna a seu Status de Unidade Político-Administrativa de Pasárgada, em substituição à Inverness?".

O resultado foi, como esperado, uma vitória esmagadora do "Sim" com 84, 21% dos votos, o "Não" contou com 5,26% e os Brancos com 10,53%.

As providências e trâmites legais para o processo se seguirão nos próximos dias, mas pode sofrer atraso por causa dos acontecimento relacionados que se sucederam, mas que serão colocados em outra reportagem.

terça-feira, setembro 23, 2008

Primeiro Ministro indica ministra para o CDE

Felipe Aron indicou o nome da ministra do Trabalho e Atividade, Juliana Benedetti, para ser a representante do Governo no Conselho de Desenvolvimento Econômico, como havia sido requerido pelo MECON. Aron justifica a indicação dizendo "é bastante importante relacionar a atividade empresarial e as relações de trabalho ao sistema econômico".

Ainda não se viu nenhuma indicação formal das outras esferas da Comunidade, e já que a Chancelaria está vazia, nem haveria como o conselho estar completo num breve periodo de tempo, como queria o ministro Alexandre Lima.

Vai-vem nos cargos públicos

A semana foi marcada por diversas entradas e saídas de alguns cargos importantes no governo. A ministra Juliana Benedetti anunciou a cidadã Andresa Cortes para a Diretoria do IPEPAS. Por discordâncias de cunho profissional e pessoal, Gustavo Otto, foi exonerado do cargo do Ministério da Infra-Estrutura, mas a cadeira continua vaga, há rumores que o cidadão Lélio Galvão está sendo cotado para assumir.

Mas com certeza o fato mais marcante da semana foi sem dúvida a polêmica renuncia do Chanceler Yuri Ghenov, mas será assunto de uma reportagem sobre o assunto.

quinta-feira, setembro 18, 2008

Ministro da Economia volta á ativa e pede agilidade na formação de Conselho

O Ministro da Economia Alexandre Lima, voltou á ativa ontem, depois de problemas macro que estavam tomando seu tempo, e em uma circula pediu que as principais autoridades do País indicassem seus representantes para a formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico(CDE). Alexandre ainda insitiu "Peço brevidade na resposta a este Ministério para que possamos reunir o CDE com urgência para a elaboração dos orçamentos dos poderes públicos de Pasárgada."

quarta-feira, setembro 17, 2008

Conselho Federativo: Debates interessantes sobre a vida e atividade cantonal

Segue até o dia 18 o II Conselho Federativo de Pasárgada, sediado em Éfaté, que está discutindo atividade comunitária noâmbito cantonal, onde cada cantão apresentou a maneira como lida com as questões debatidas: integração de postulantes, atividades culturais, e esportes. No geral foi defendida "uma disputa saudável" pelos postulantes, onde cada cantão se apresentasse ao postulante, nada que gerasse problemas, como denegrir a imagem dos outros cantões.

Mauricio Vilacrez, Senescal cenitense, disse que no âmbito cultural, Cenit conta com a Casa dos Magisters e estimula a criação de diversos grêmios para as mais diversas áreas culturais. O Senescal também acredita que o esporte ainda é algo meio infrutífero no âmbito cantonal, devido ao reduzido número de interessados nisso dentro do cantão, e que essa questão deve ser ainda da esfera nacional.

O Foco então passou a ser a questão da atividade cantonal como um todo, onde pareceu ser de comum acordo que Pasárgada vem crescendo muito, e que logo não terá mais trabalho disponível no que concerne á Comunidade, passando assim a ser necessário o desenvolvimento da atividade cantonal para absorver essa mão-de-obra ociosa. Filipe Sales disse "O importante é que estas lideranças cantonais estejam sempre atentas ao aproveitamento de esforços que estão a disposição para seu Cantão e, evidentemente, estimular esta competição inter-cantonal por avanço, porquanto movimentadora do cenário como um todo." mostrando que enquanto essa disputa for justa e saudável, será de ótimo proveito para os próprios cantões e para a Comunidade em sua totalidade.

terça-feira, setembro 16, 2008

MTA inicia seqüencia de trabalhos

O Ministério do Trabalho e Atividade(MTA), encabeçado por Juliana Benedetti, iniciou uma seqüência de trabalhos para agitar a Comunidade. primeiramente ela pediu que a população debatesse a questão iniciativa pública e iniciativa privada, se é bom pra nação, se é válido, e algumas outras questões; além de dizer que irá reativar o projeto "Adote um Cidadão".

Depois a ministra ainda tratou de reativar o Instituto de Pesquisas de Pasárgada(IPEPAS) assumindo interinamente a direção do mesmo, até que uma outra pessoa o assuma.

Também foi lançado o "Quadro de Vagas" do MTA, que sairá periodicamente, com a disponibilidade de funções dentro da comunidade. Todas essas resoluções favorecem tanto trabalho quanto atividade, o que mostra que esse ministério leva muito á sério o nome que carrega.

Ministério da Justiça atualiza Legislação

O Ministro Filipe Sales, anunciou nesse último dia 15 que "o registro geral da legislação pasárgada encontra-se atualizado, inclusive com a disposição dos últimos projetos aprovados pelo Parlamento e sancionado pelo primeiro-ministro através do Diário Oficial Comunitário."

O trabalho do ministro foi elogiado pelo Primeiro Ministro, e pode ser conferi no seguinte endereço:
http://pasargada.wikia.com/wiki/legislação

Pesquisa do Espaço Pasárgada é um fracasso, mas mostra a cara da nação

O Espaço Pasárgada resolveu ouvir os cidadãos da Comunidade para saber qual a avaliação atual das 3 maiores esferas do nosso governo: O Poder Executivo (composto pelo Primeiro ministro e sua bancada ministerial), a Chancelaria, e o Parlamento. A pesquisa apesar de amplamente divulgada, fracassou, contando com apenas 13 participantes. Fazemos questão aqui de agradecer pessoalmente a cada uma das pessoas que se dignaram a perder alguns segundos de seu tempo participando: Rubens Figueiredo, Felipe Aron, Daniel Spencer Pioner, Daniele Pessoa, Filipe Augusto Sales, Carlos Góes, Vitor Almeida, André Cyranka, Simone Barreto, Juliana Benedetti, Leonardo Antonini, Leandro Luiz e Guilherme Sansoni.

Mesmo com poucas pessoas, os resultados mostram uma tendência, que deve persistir pela maior parte dos cidadãos: O Poder Executivo foi considerado ótimo alcançando 59 pontos nos 65 possíveis, seguido do Parlamento com 53 votos, deixando a Chancelaria com míseros 14 pontos(sendo que o menor valor que poderia ter alcançado seria 12) conseguidos em 60 possíveis, no seu caso pois ouve uma abstenção em avaliar a Chancelaria.

Essa Pesquisa nos mostra que a população aprova o Governo, que vem trazendo atividade e inovações para a nação, aprova o Parlamento, que mesmo incompleto, tem feito o seu trabalho, mas abomina a Chancelaria, vemos o porque disso no fracassso com o Império Alemão.

MEC tem novo Ministro

Fábio Pedro Racoski é o novo ministro da Educação e Cultura de Pasárgada, substituindo Leonardo Antonini. É a terceira pessoa a ocupar esse cargo em menos de um mês, depois que a ministra Simone Barreto foi substituída por Antonini, que em seguida entrou num momento macronacional bem complicado, não podendo atuar a contento.

Chancelaria falha com Império Alemão

Sua Majestade Imperial, Guilherme III Luís Imperador Alemão enviou comunicado oficial em nossa lista comunicando desistência de qualquer relacionamento diplomático com a Comunidade Livre de Pasárgada, "Depois de repetidas tentativas de nossa parte em obter respostas para ambas as questões, o Império Alemão permaneceu desassistido pela Comunidade Livre de Pasárgada. Informo, destarte, que o Império desistiu de alocar embaixador na Comunidade Livre de Pasárgada, e, da mesma forma, está se retirando das discussões acerca do acordo proposto ao Reich pelo Governo Comunitário." enfatizou o imperador.

Guilherme III ainda pediu que a Chancelaria Comunitária passe a dar mais atenção as questões como essa, e que atenda da mesma forma as nações sem distinguir por tamanho ou importância. Vitor Almeida e Felipe Aron, emendaram fortes comentários acerca da inapetência da atual Chancelaria. Até o presente momento não houve qualquer manifestação Oficial ou não da Chancelaria sobre esse caso.

UniCM abre primeiro Curso, mas tem problemas técnicos

A volta triunfal e definitiva da UniCM aconteceu semana passada quando foi aberto curso de Introdução à Micropatriologia, curso esse que será ministrado pelo próprio reitor Carlos Góes. Mas problemas técnicos no site aconteceram e a Universidade ficou fora do ar, impossibilitando os alunos e professores de qualquer ação.

Em um comunicado Oficial à nação, o reitor afirmou que o Curso não será cancelado, e que todos os esforços estão voltados para a solução desse imprevisto, mas que se for necessários as inscrições e o calendário já feitos, serão reorganizados. "Esperamos que os transtornos correntes estejam solucionados no mais breve prazo. Assim que toda a infra-estrutura da UniCM estiver restabelecida, informar-se-á à população comunitária." completou Góes.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Aberto o segundo Conselho Federativo

"O Principado de Éfaté tem o prazer de receber e ser co-organizador da segunda edição do Conselho Federativo, projeto louvável do Governo Comunitário Pasárgada, que tem trabalhado firmemente pela integração dos Cantões pasárgados." começou em seu discurso de abertura Sua Alteza Real Vítor Almeida de Bourg Oldenberg, príncipe regente do cantão de Éfaté, que sedia o Conselho Federativo.

O foco desse Conselho federativo será a atividade cantonal, com relação a vários apectos: postulantes, economia e esporte. E o Espaço Paságada fará a cobertura do evento, para os demais cidadão da Comunidade.

Segundo Orador de Cenit clama por Diário Oficial

O Segundo orador de Cenit, Anderson Paiva, pediu ao Primeiro Ministro Felipe Aron "(...) que o Governo mobilize seus ministros para publicação do Diário Oficial Comunitário(DOC), pois necessitamos que as leis aprovadas pelo Parlamento Pasárgado passem a vigorar em nossa comunidade." como el mesmo disse em sua missiva.

Aron despondeu que o Diário Oficial é um dos "pepinos" que o govewrno vem tentando solucionar, e que será viabilizado de forma definitiva quando o projeto do site for concluído. Mas que o Ministérios das Comunicações está estudaondo a implantação de um DOC provisório.

Paiva também acha que o MCOM poderia utilizar o NING para tal fim, já que criou uma área lá nesse intuito. o primeiro ministro frizou que o ministério vem eincubido de reativar o Espaço Pasárgada.

Mais do que imadiatemante, este veículo de comunicação, ofereceu espaço para que governo publique aqui suas leis e ducumentos em carater provisório.

Governo Cantonal de Inverness duramente criticado

Como se já não bastasse as complicações da volta de Sloborskaia, o governo do atual cantão Inverness foi duramente criticado na lista por açlguns cidadãos como Anderson Paiva, Felipe Aron e Vitor Almeida; pois ele é "provisóriamente" ocupado por Yuri Ghenov há um ano.

Anderson, chegou a pedir uma intervenção do governo comunitário, mas o Primeiro Ministro descartou, pois acredita que a questão esteja perto de sua conclusão com a questão Sloborskaia chegando ao plebiscito popular.

Primeiro Togado convoca plebiscito para Questão Sloborskaia

O Primeiro Togado Leonardo Fernades, comunicou a abertura da lista para a votação do Plebiscito sobre a Questão Sloborskaia. dando 5 dias para que os cidadão se cadastram na lista paralela.

Leonardo também comunicou que a pergunta oficial do Plebiscito será: "Você é favorável à Reunificação da Comunidade Livre de Pasárgada com a República Socialista de Sloborskaia, nos moldes do Tratado celebrado em 17 de Janeiro de 2004, onde Sloborskaia retorna a seu Status de Unidade Político-Administrativa de Pasárgada, em substituição à Inverness?". dando como opções as seguintes respostas: Sim, Não e Abstenho-me.

O Primero Togado também liberou a propaganda para os defensores das duas vertentes desse plebiscito, desde que, respeitem as regulamentações da lei.

O Espaço Pasárgada já entrevistou os principais defensores das duas vertentes:
Felipe Aron
http://espacopasargada.blogspot.com/2008/08/seqncia-de-entrevistas-para.html
Yuri Ghenov
http://espacopasargada.blogspot.com/2008/09/seqncia-de-entrevistas-para.html


Primeiro Ministro faz pequena reforma ministerial

Em comunicado oficial, o Primeiro Ministro Felipe Aron fez uma pequena alteração na sua equipe Ministerial. Exonerando: Simone Barreto do Ministério da Educação e Cultura(MEC) e Leonardo Antonini do Ministério do Trabalho e Atividade(MTA). Para substituir, foram nomeados: Leonardo Antonini para o MEC e Juliana Benedetti para o MTA.

Leonardo que apenas trocou de casa ministerial, já começou a botar ordem na casa pedindo um cadastramento de projetos culturais para melhor administração junto ao MEC.

A Agência de Notícias confirmou junto ao novo ministros a manutenção da parceria feita entre os dois orgãos previamente. Fazemos votos para que os novos ministros façam de tudo para deixar Pasárgada ainda melhor.

quinta-feira, setembro 04, 2008

Agência de Notícias firma novas parcerias

A Agência de Noticias, órgão responsável pelo Espaço Pasárgada, fechou ontem duas novas parcerias de trabalho. Uma delas com o MEC e a outra Rede Pasárgada de rádio.

Com o Ministério da Cultura, a parceria inclui trabalhos de divulgação e incentivo à manifestações culturais, tornando o lado cultural de pasárgada mais ativo. Inclusive também foi acordado no dia de ontem com a Associação Pasárgada de Letras, na pessoa da imortal Danielle Pessoa, a criação do acervo literário de Pasárgada.

Com a Rede Pasárgada de Rádio, na pessoa do seu diretor Anderson Greghi foi fechada a parceria de notícias, ampliando assim as formas de divulgação das mesmas pela Comunidade Livre de Pasárgada. Pra quem não gostar de ler as notícias, em breve poderão escutá-las.

A Agência também está buscando as listas de imprensa micronacionais. para aumentar a abrangência, bem como está atrás de jornalistas que queiram trabalhar na imprensa pasárgada, e colunistas para a mídia "impressa" que será desenvolvida.

MESP justifica a não participação de Pasárgada na Olimpíadas

Em comunicado oficial à nação o Ministro do Esportes, o Exmo. senhor Rafale Cruz, justificou a não Participação de Pasárgada nos Jogos Olímpicos Intermicronacionais. Rafael, mandou nessa mensagens todos os e-mails de comunicação dele com o Comitê Olímpico Internacional Livre, desde o pedido de inclusão da Comunidade nesse evento.

O que aconteceu, foi que no MESP epenas recebeu o e-mail de encerramento do evento, ficando sem entender o ocorrido. O então ministro cumunicou isso ao órgão, que respondeu em tom extremamente formal, alegando ter sido apenas problemas técnicos de nosso lado ou como ele se referiu "Deve ter sido um complô sistematico dos incas venusianos illuminattis
do Bush-ido estadunidense e o imperialismo estratificado
internacionalista gringo globalizado que querem destruir a amazonia é
nossa contra as instituicoes lusófonas.", já que diversas outras nações participaram sem problemas. O tom jocoso desa resposta não agradou nem ao Ministro e nem ao Primeiro Ministro Comunitário, Felipe Aron, que disse até ter sido melhor não termos participado.

Não estávamos presentes para avaliar a organização desse evento, mas ao que parece ela foi falha, pois não tiveram nem o controle de verificar se tudo estava ocorrendo como deveria e, se todas as nações inscritas estavam ali. Uma pena que não tenhamos participado desse evento... ou não

quarta-feira, setembro 03, 2008

Novo Imortal nomeado pela APL

A Associação Pasárgada de Letras(APL), anunciou que o cidadão Igor Ravasco "emérito professor e um dos fundadores de nossa Comunidade, tornou-se o mais recente Acadêmico" como foi dito no comunicado.

A notícia gerou curiosidade, já que alguns cidadão nem sabiam da existência dessa instituição que já tem como "Imortais": Anderson Paiva, Antõnio Nunes Vidal, Bernardo de Alvarenga, Danielle Pessoa, Fábio Racoski, Mauricio Villacrez, Marisa Kazama( que recentemente deixou a nação), Rafael Figueira(que também é sabido não estar na nação, por tentativa de golpe), Rubens Figueiredo e Thiago Arantes.

A obra de Igor Ravasco se encontra postada em seu Blog Carta e Verso.

Debate sobre criação de uma língua movimenta cidadãos

Com a presença de dois linguistas na lista, Leonardo Antonini e Ozimar Jr. era inevitável que mais dia menos dis se caísse na discussão sobre a criação de uma língua. Apesar de a conversa ter se originado de outro assunto, vários outros cidadão mostraram interesse no trabalho como: Vitor de Bourg, Fábio Racoski e Guilherme Sansoni.

Se o trabalho irá render uma língua nova para Pasárgada, isso é uma outra história. Várias vezes esse tipo de coisa já foi tentado no micronacionalismo, mas em nenhum caso a lingua exedeu as fronteiras da própria nação, acabando por cair no desuso e desaparecer. Será que não está na hora disso mudar?

terça-feira, setembro 02, 2008

UNICM de volta à Ativa

O Reitor da Universidade Comunitária Micronaciona(UNICM), Carlos Góes agilizou no dia de hoje os trabalhos para a volta triumfal da universidade pasárgada, publicando o estatuto social da mesma e em seguida nomeando 5 cidadãos como professores titulares da instituição. Logo após ainda promoveu a apresentação de como a universidade pretende em um discurso em vídeo.

No discurso o reitor enfatizou como a universidade é peça importante nas mudanças que vem ocorrendo em Pasárgada como a adição de novas tecnologias. Falou também da nóva estrutura da Universidade com 5 falculdades, cada uma responsável por uma área e responsáveis por criar disciplinas nessa área.

Carlos Góes ainda falou do sistema de ensino á distância que está sendo usado pra essa reestruturação, bem como as diversas mídias que srão utilizadas para a finalidade de disseminar o conhecimento pela nação, frizando a utilização de vídeos como forma de humanizar e aproximar mais o trabalho.

O Espaço Pasárgada, abre aqui espaço para a UNICM, e aos que representam, pois sabemos que o ensino é uma formula fundamental para o progresso da nação. Estaremos sempre à disposiçaõ da instituição.

segunda-feira, setembro 01, 2008

Postulante Interessado Gera Grande Atividade na Lista

A entrada do postulante Ozimar Alvez Cunha, que se mostrou imensamente interessado e saiu perguntando de um tudo, causou uma alta atividade na lista nacional esse último fim de semana. Indicado por Leonardo Antonini, o postulante já discutiu todos os assuntos que pareceram na lista e ainda perguntou sobre antiguidades, como o grande jornal Tribuna Popular.

Foi explicado também a Ozimar, a questão do que é um paple, e o porque novatos como ele são considerados suspeitos de paplismo. o novato pareceu entender completamente a noção e não se ofendendo, masndou diversas provas de sua existência macro. Uma pena que no micro mundo de hoje ainda existam atos de paplismo por aí.

Caso Slok traz cidadãos "novos" á Pasárgada

A possível reativação do cantão de Sloborskaia, só na semana passada foi responsável pela entrada de dois antigos cidadãos do cantão: Juliana Benedetti e Lélio Falcão. Juliana ainda disse que poderá entrar também mais um cidadão.

Seqüência de entrevistas para esclarecimento da população sobre a Questão Sloborskaia: Yuri Ghenov

Espaço Pasárgada: Sloborskaia foi extinta? Se sim ou não, existem provas?

Yuri Ghenov: Sim. A ex-República Socialista de Sloborskaia foi extinta. O que determina a existência de um Estado são as condições determinadas na Convenção da OEA de 1933, realizada em Montevidéo, Uruguai, e internacionalmente aceita. Nesta convenção, além de outros fatores, exija-se que determinado Estado tenha população, seja organizado, e tenha capacidade de se relacionar com outros Estados. Percebe-se que nesses dois últimos quesitos a ex-República Socialista de Sloborskaia não está apta a se enquadra, ou de se definir, como um Estado, portanto a Comunidade Intermicronacional a reconhece como extinta, testemunhada, inclusive, pelos integrantes da Zona Neutra, grupo de representantes de diversas comunidades lusófonas, incluindo o Sacro Império de Reunião, a República de Porto Claro, a Comunidade Livre de Pasárgada, dentre outras. Por estar extinta, a Comunidade Livre de Pasárgada NÃO poderá reanexá-la, pois não se pode anexar algo que não existe.


Espaço Pasárgada: Porque usar ou não a lista antiga?

Yuri Ghenov: Não há óbice algum, da parte da Divisão Administrativa Cantonal de Inverness, ao se utilizar a lista que foi utilizada anteriormente pela ex-República Socialista de Sloborskaia. O grande empecilho é a legislação comunitária, que em sua constituição reza princípios democráticos. Há, neste instante, trinta e cinco indivíduos inscritos nesta lista que não são pasárgados. Para que a lista fosse utilizada, ela, DEVE ser transferida para o poder público cantonal invernessiano, o qual procederá para que apenas os indivíduos regularmente vinculados à Inverness possam estar presentes, pois a presença de qualquer outro indivíduo não-pasárgado constituiria uma afronta ao pacto federativo, à constituição e às leis. Alternativamente, a Divisão Administrativa Cantonal de Inverness propôs, em respeito a ex-República Socialista de Sloborskaia e ao registro histórico comunitário, criar uma nova lista, devido a transmutação de Inverness em Sloborskaya, mantendo os registros históricos de Sloborskaia e Inverness, como já foi feito em Pasárgada (vide a Lista Museu do Parlamento Comunitário). Além disso, atualmente essa lista é propriedade privada de indivíduo não vinculado à Divisão Administrativa Cantonal de Inverness, o que já denota conflito de interesses.


Espaço Pasárgada: Qual seria a diferença, na prática, de se usar ou não essa lista? E perante a lei?

Yuri Ghenov: Na prática, seria muito mais fácil organizar o Cantão utilizando uma nova lista, do que a utilizada anteriormente, visto que o atual cantão de Inverness não deixaria de existir, ele simplesmente mudaria de nome, como aconteceu com o Cantão de Pacífica e Cenit, e mudaria sua organização. A utilização de uma lista antiga, mesmo ela sendo uma propriedade privada e transferida ao poder público cantonal invernessiano causaria problemas jurídicos, pois trinta e cinco indivíduos seriam expulsos sem serem consultados. Aliás, esta lista, se for considerada privada em Pasárgada, ela deve se submeter à legislação pertinente. Esta lista não foi registrada junto aos órgãos competentes, não segue a nomenclatura permitida, e esses trinta e cinco indivíduos não acessaram Pasárgada legalmente.


Espaço Pasárgada: Inverness apoia que forma de mudança?

Yuri Ghenov: Inverness apoia a mudança que for legalmente permitida, considerando que os invernessianos decidiram pela transmutação, não reanexação de algo que não existe. Os invernessianos já querem a mudança, e já está sendo preparado o Projeto Estatutário a ser discutido.

Espaço Pasárgada: Defenda sua linha de raciocínio em poucas linhas.

Yuri Ghenov: Como já explicado diversas vezes, eu defendo o caminho da legalidade e democracia. O único caminho legal é o de transmutar Inverness em Sloborskaya, visto que a anexação é ilícita, pois não existe mais a ex-República Socialista de Sloborskaia. O que proponho é que a vontade popular seja respeitada, mas dentro do permitido, pois há direitos a serem respeitados. Não é lícito anexar algo que não existe, e não é lícito incluir trinta e cinco indivíduos sem ao menos consultá-los a respeito. Desejo o retorno da forma e sistema de governo de Sloborskaia, mas de uma forma lícita, democrática e rápida. O caminho legal é o mesmo adotado pelo antigo Cantão de Pacífica, quando se transmutou no Cantão de Cenit. Então, Inverness se transmutará em Sloborskaya, adotando uma lista pública e registrada nos órgãos competentes, seguindo todos os procedimentos legais. É o mais simples método.

Espaço Pasárgada: Yuri Ghenov pediu para anexar a missiva seguinteà entrevista dada por ele:

Em 2004, a ex-República Socialista de Sloborskaia, agonizante, aproximou-se da Comunidade Livre de Pasárgada e estabeleceu-se contato diplomático. Após algumas observações, foi destinada à Sloborskaia missão diplomática com o intuito de observar a condução de processo democrático, em respeito à Constituição Comunitária, que iria decidir sobre a incorporação (anexação) de Sloborskaia como uma nova Divisão Administrativa Cantonal em Pasárgada.
Após o término do processo, foi apurado que a maioria dos indivíduos vinculados à Sloborskaia desejavam ingressar em Pasárgada, mantendo a organização de Sloborskaia, a propriedade intelectual, os aspectos culturais, símbolos, etc, mas se tornando indivíduos vinculados à Comunidade Livre de Pasárgada. Feito isso, foi realizado um debate no Parlamento Comunitário e foi aprovada uma Moção para a realização de um plebiscito. Após consulta à população comunitária, foi aprovado o plebiscito que determinaria a dependência da ex-República Socialista de Sloborskaia à Comunidade Livre de Pasárgada, concedendo-se à Sloborskaia autonomia administrativa, tal qual os demais cantões existentes à época. Os novos cidadãos assumiram o compromisso de respeitar a Constituição Comunitária e toda a Legislação Comunitária.
Tempos depois, Sloborskaia decide-se separar, violando a Constituição e a Legislação Comunitária. É feito um acordo, concedendo à Sloborskaia sua tão almejada independência, preciptuando o seu fim, infelizmente. Após algum tempo, Sloborskaia decai em atividade, representatividade e participação no cenário lusófono e intermicronacional, perdendo sua capacidade de organização, de se relacionar com outras comunidades virtuais e qualquer fato que signifique algum tipo de atividade social.
Vários entes micronacionais rompem relações com Sloborskaia e a reconhecem como extinta, por não satisfazer os conceitos estabelecidos na Convenção da OEA, adotada pela ONU, em 1933, Montevidéo, Uruguai, pois não se relacionava com outros Estados e não tinha organização própria. Dessa forma, qualquer tentativa de (re)anexação da ex-República Socialista de Sloborskaia é nula de pleno direito, uma vez que a mesma não existe mais.
Contudo, em Inverness, discutisse a possibilidade de adotarmos a mesma forma, o mesmo sistema e alguns símbolos e cultura que foram adotados na ex-República Socialista de Sloborskaia, transmutando a Divisão Administrativa Cantonal de Inverness na Divisão Administrativa Cantonal de Sloborskaya, tal qual ocorreu com Pacífica e Cenit. A razão de seguirmos com este processo é devido a ilegalidade de tentarmos reanexar algo que não existe.
Não podemos aprovar, por meio de plebiscito, qualquer tentativa de reanexação de Sloborskaia, visto que não houve consulta aos que lá estão inscritos, e também devido à natureza jurídica de um Estado já extinto, impossibilitando anexar algo que não existe. O que podemos fazer é convidar os indivíduos, cerca de trinta e cinco, que lá estejam inscritos para fazerem parte da Comunidade Livre de Pasárgada, mas esse convite DEVE agora, pois é ilícito decidirmos algo que venha a desrespeitar os princípios democráticos contidos em nossa Constituição Comunitária. Temos que ouvir esses trinta e cinco indivíduos, temos que respeitar sua vontade. Se não o fizermos, estaremos desrespeitando tudo o que nós construímos nesses mais de sete anos de árduo trabalho e dedicação.
A questão não é ser ou não ser apto ao convívio, ou ao respeito da vontade de alguns. A questão é o respeito às Leis que estão acima de qualquer anseio particular, seja de quem for. Durante as negociações para que a Lista, que já foi utilizada pela ex-República Socialista de Sloborskaia, fosse transferida para o poder público cantonal no intuito desse fazer com que a mesma obtivesse condição legal para se integrar à Comunidade Livre de Pasárgada, conforme a legislação vigente (Lei das Listas), o indivíduo que detinha a propriedade, e inclusive alegava que era uma propriedade privada, corroborando com o fato de que a ex-República Socialista de Sloborskaia encontra-se extinta, não cumpriu com sua parte no acordo, e não transferiu a propriedade da lista, para que a Administração Cantonal de Inverness pudesse cumprir a lei. Atualmente, esta lista se encontra em situação irregular, pois fere a legislação, e seu atual proprietário insiste em violar a legislação, desrespeitando à Comunidade, e tentando fazer valer sua vontade pessoal, em detrimento dos aspectos legais. Isso pode ser Sloborskaia, mas com certeza não é Pasárgada. Não é isso que queremos para a nossa Comunidade Livre.
Atenciosamente,
Yuri Ghenov